Guia do Estudante

Conheça as diferenças na vida de um estagiário de Marketing e Comércio Exterior

Marketing

Em busca do público-alvo perfeito

Pense numa marca famosa que você gosta. Pode ser uma grife, uma fabricante de computadores ou uma montadora de carros. Agora pense no último produto que você quis muito adquirir desta companhia. Se foi fácil lembrar, é por causa do profissional de marketing. Ele está por trás de cada grande novidade lançada no mercado e é o responsável por descobrir o que as pessoas querem comprar e a melhor forma de vender.

Avaliar boas oportunidades de negócios, mensurar riscos envolvidos, estudar comportamento do consumidor e até planejar campanhas de marketing. Tudo isso está envolvido no dia a dia de um profissional da área. Ele desenvolve planos estratégicos para criar o desejo de compra no público com um produto e também é ele quem define o planejamento mercadológico de uma empresa.

No curso de marketing, o aluno aprende a lidar com situações reais de mercado e conta com um ensino focado em negócios. Para isso, as aulas lidam tanto com noções de marketing, como mídia, planejamento, e segmentação, quanto com conhecimento em gestão administrativa com disciplinas como estratégias de preço, finanças corporativas e gestão de vendas. Com o crescimento do PIB e os bons resultados econômicos do país, tanto multinacionais quanto agências de propaganda vêm aumentando a procura por esta formação.

“As empresas hoje buscam profissionais qualificados e especializados. Enquanto bancos e financeiras querem administradores com ênfase em finanças, empresas do mercado de consumo e varejo, por exemplo, vão atrás de profissionais com embasamento teórico administrativo e especialização em marketing”, afirma Lucas Akkari, de 25 anos, formado há mais de três em administração em marketing e hoje trabalhando no setor de trade de uma multinacional farmacêutica.

Para crescer profissionalmente algumas características são essenciais: organização, boa comunicação, boa capacidade analítica e, claro, bom relacionamento interpessoal para trabalhos. “É extremamente importante manter-se muito próximo ao cliente, escutando-o e consultando-o frequentemente”, afirma Akkari.

Onde Estudar

Senac
Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro
Tecnologia em Marketing

Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 - Santo Amaro - São Paulo
campussantoamaro@sp.senac.br - Telefone: (11) 5682-7300


Comércio Exterior

Diminuindo as distâncias do mundo

É simples: se o mundo está cada vez mais globalizado, então mais profissionais de comércio exterior estão no mercado. São eles que gerem os negócios internacionais e firmam contratos comerciais. As estimativas para este ano no país são animadoras. O comércio exterior deve crescer 11% em exportações e 24% em importações no Brasil em 2010.

“O mercado é bastante promissor e busca um profissional que possua uma formação consistente, que alie competências relacionadas à administração e mercados globais”, afirma Flávio Fogel, professor do Bacharelado em Administração - Linha de Formação Específica em Comércio Exterior do Centro Universitário Senac.

No setor, o forte do Brasil ainda é a importação de bens de consumo, enquanto a exportação está focada em produtos básicos, como minério de ferro e soja. O país ainda possui números baixos na exportação de produtos industrializados devido à carga tributária alta e ao gargalo de infraestrutura, com portos lotados e poucas rodovias em bom estado.

Para quem vai trabalhar no setor, dominar inglês é praticamente obrigatório. Acompanhar os jornais também é tarefa básica para estar sempre antenado no cenário econômico mundial e também nos acordos comerciais entre os países. No dia a dia, o profissional deve passar uma boa imagem, saber se portar em público e ter uma postura firme em negociações – afinal, sua função é garantir o melhor resultado comercial para sua empresa.

As opções de lugares para estagiar são várias: empresas brasileiras com atuação internacional, filiais transnacionais câmaras de comércio ou como consultor empresarial. “O ideal são estágios em organizações que possibilitem a prática da gestão em mercados internacionais”, afirma Fogel. Após se formar, o salário inicial gira em torno de R$ 1.200 e pode alcançar R$ 12 mil em cargos de gerência.

Onde Estudar

Senac
Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro
Bacharelado em Administração
Linha de Formação Específica em Comércio Exterior

Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 - Santo Amaro - São Paulo
campussantoamaro@sp.senac.br - Telefone: (11) 5682-7300

História de Sucesso

Nome
Heloiza de Oliveira Moura

Formação
Cursando administração com linha de formação em comércio exterior no Centro Universitário Senac.

Trajetória
Decidi fazer comércio exterior porque gosto de idiomas - falo inglês e espanhol - e porque acredito ser uma área promissora, já que o setor cresce junto com a economia do país. Atualmente sou estagiária de marketing e exportação da multinacional Bayer.

No Senac encontrei uma estrutura que poucas universidades têm. Além de ter subsídio do comércio, o que permite uma menor mensalidade, o Senac é reconhecido no mercado de trabalho, tem uma biblioteca completa, laboratórios de informática, iniciação científica e acompanhamento do estágio com professores da instituição.


Testes

Descubra se você tem afinidade com Administração

Comentários