Enem

Todos os campos são obrigatórios

Apesar de problemas, Enem bate recorde de inscrições

4,6 milhões de candidatos se inscreveram; provas acontecem em novembro

da redação

 

Em 2009, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vazou e um novo exame teve de ser reformulado de última hora. Com isso, instituições como USP e Unicamp desistiram de usar a prova em seus vestibulares, decepcionando quem pretendia fazer o exame do governo federal para obter bônus na nota dos concursos destas universidades.

 


Semana passada, nova falha: o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) deixou livre para consulta os dados cadastrais de milhões de candidatos que fizeram a prova entre 2007 e 2009.

 

As informações eram sigilosas e apenas instituições de ensino poderiam acessá-las, mediante senha.

 

Mais uma vez, desconforto, reclamações e dúvidas sobre a competência do governo federal para criar um exame de qualidade.

 

- Participante precisa ter CPF próprio 

 

- Enem vale como diploma de Ensino Médio para maiores de 18 

 

- Datas do Enem 2010: 6 e 7 de novembro 

 

- Enem terá inglês e espanhol 

 

Mesmo assim, o Enem bateu recorde de inscrições em 2010: exatos 4.611.441 candidatos são esperados para as provas, em 6 e 7 de novembro, meio milhão a mais que em 2009.

 

- O que você achou do vazamento de informações do Enem? 

 

O recorde anterior era do exame do ano passado. Naquele ano, por conta dos problemas com a prova, 30% dos inscritos deixaram de comparecer ao exame (pouco mais de 1,2 milhões).

 

Enem 2010

A maioria dos candidatos - cerca de 2, 7 milhões - já concluiu o ensino médio em anos anteriores. Outros 1,3 milhão estão atualmente cursando o último ano da etapa – desses, 1,1 milhão são de escola pública. Pouco mais de 500 mil só concluirão a etapa depois de 2010 e participam do Enem como treineiros.

 

- Fuvest e Unicamp não usarão Enem este ano 

 

- Pelo menos 42 universidades usam o Enem 

 

- UFSCar abandona vestibular e usa o Enem 

 

O exame terá 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No primeiro dia (sábado, 6 de novembro), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo (7), os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, além da redação.

 

*com informações da Agência Brasil

 

LEIA TAMBÉM

- Notícias de vestibular

- Notícias de Enem



Ofertas

Oriente-se!

[an error occurred while processing this directive]

Nas bancas!