Guia do Estudante

Vestibular

Fuvest divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2015

Segunda fase acontece entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2015

da redação | 17/12/2014 12h 32

A Fuvest, que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira (17) a lista dos aprovados na primeira fase do vestibular 2015, junto com os locais de prova.

- Confira a lista completa dos aprovados na primeira fase da Fuvest 2015 e consulte o local de prova

Dos mais de 140 mil inscritos, foram convocados 29.698 candidatos para a segunda etapa do processo seletivo, que acontecerá entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2015. Estão em jogo 11.057 vagas em 249 cursos da USP e 120 vagas no curso de Medicina da Santa Casa.

A Fuvest divulgou a nota de corte no último dia 15. No topo da lista aparece Medicina, com 72 pontos; Medicina em Ribeirão Preto, com 70; Engenharia Aeronáutica em São Carlos, com 68; Engenharia Civil em São Carlos, com 62; e Engenharia na Escola Politécnica (São Paulo), com 61. No geral, as notas de corte aumentaram, já previsto de acordo com as novas regras de bônus na pontuação de estudantes de escola pública (entenda abaixo).

Veja a lista das 15 maiores notas de corte:

Segunda fase

A segunda fase do vestibular acontece em janeiro de 2015, nos dias 4, 5 e 6. No dia 4 (domingo), os convocados farão prova de Português (10 questões) e Redação; no dia 5 (segunda-feira), serão 16 questões sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês e questões interdisciplinares) e no dia 6 (terça-feira) a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas incluindo questões interdisciplinares, de acordo com a carreira escolhida.

Para os candidatos de Música (Ribeirão Preto), Artes Cênicas, Curso Superior do Audiovisual, Arquitetura e Design, o vestibular continuará com as provas de habilidades específicas entre os dias 7 e 9 de janeiro de 2015. A primeira lista de aprovados no vestibular 2014 da Fuvest poderá ser consultada em 31 de janeiro.

Bônus e inclusão social

Os estudantes que cursaram ou estejam cursando integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública do Brasil (municipal, estadual ou federal) puderam optar pela Pontuação Acrescida, que atribuirá um acréscimo na nota da primeira fase e na nota final. O bônus é concedido a todos os estudantes nestas condições que tenham acertado mais de 27 questões.

A Fuvest já havia informado que a medida poderia acarretar aumento nas notas de corte. Veja como funciona:

Como funciona a Pontuação Acrescida
Bônus INCLUSP-EM - Bônus para candidatos que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas do Brasil, mas não tenham cursado o Ensino Fundamental integralmente em escolas públicas no Brasil: +12%
Bônus INCLUSP-EB - Bônus para candidatos que cursaram os Ensinos Fundamental e Médio integralmente em escolas públicas do Brasil, mas não participam do PASUSP em 2014: +15%
Bônus PASUSP/3A - Bônus para candidatos que cursaram os Ensinos Fundamental e Médio integralmente em escolas públicas do Brasil e que participam do PASUSP em 2014, mas que não participaram desse Programa em 2013: +15%
Bônus PASUSP/3B - Bônus para candidatos que, além de terem cursado os Ensinos Fundamental e Médio integralmente em escolas públicas do Brasil, participaram do PASUSP em 2013 e participam desse Programa em 2014: +15% e até mais 5%, dependendo do seu desempenho na 1ª fase da Fuvest 2014.
Bônus PASUSP/2 - Bônus para candidatos que estejam cursando o 2º ano do Ensino Médio em escolas públicas do Brasil em 2014 e que participam do PASUSP em 2014: +5%
Bônus PPI-EB - Bônus para candidatos que cursaram os Ensinos Fundamental e Médio integralmente em escolas públicas do Brasil e se declararem pertencentes ao grupo PPI (cor ou raça Preta, Parda ou Indígena): +5% adicionais ao bônus do tipo 2, 3, 4 ou 5 já concedido.

Para outras informações a respeito do Programa de Avaliação Seriada da USP, acesse www.usp.br/inclusp.

LEIA MAIS

- Notícias de vestibular e Enem

Compartilhe