Guia do Estudante

FIES

Fies: MEC altera prazo de início para conclusão da inscrição

Período inicia no dia 15 de julho; ainda não foram divulgadas datas para os estudantes da lista de espera

da redação | 01/07/2016 13h 5

O Ministério da Educação (MEC) publicou, no Diário Oficial da União desta sexta-feira (1), uma alteração na data de início do prazo para conclusão da inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O novo prazo começa no dia 15 de julho, sem data estipulada para o encerramento. O resultado do Fies de segundo semestre 2016 foi divulgado ontem (30).

Ainda não foram divulgadas alterações nas datas para os estudantes da lista de espera. Em nota, o MEC diz que a decisão se deu por conta de “ajustes necessários na fórmula de cálculo para adaptação do sistema à mudança de faixa de renda de 2,5 para 3 salários mínimos”. Foram recebidas 294 mil inscrições para 75 mil vagas ofertadas.

Financiamento

Após essa etapa de conclusão da inscrição, a partir do dia 15, o estudante terá ainda que validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino para a qual foi selecionado, e comparecer a um agente financeiro do Fies.

>> Três dicas para contratar um financiamento estudantil de forma segura

A poucas horas do fim das inscrições, o programa havia recebido 265.856 inscrições, conforme balanço do Ministério da Educação (MEC). Nesta edição, foram oferecidas 75 mil vagas. Hoje também será divulgada a lista de espera. A pré-seleção dos estudantes listados ocorrerá até o dia 10 de agosto.

Nesta edição, uma novidade é que puderam participar estudantes com até três salários mínimos de renda familiar per capita, em torno de R$ 2.640. Antes, a regra era de 2,5 salários mínimos.

Compartilhe