Guia do Estudante

Enade

MEC divulga notas dos cursos avaliados pelo Enade; jornalismo foi o que teve desempenho mais satisfatório

Ciências econômicas, tecnologia em processos gerenciais, administração e direito foram os mais insatisfatórios

da redação | 08/10/2013 16h 06

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (7) as notas dos cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012. Ao todo, 469.478 estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos fizeram o exame.

- Clique aqui para ver a tabela do MEC com as notas e as informações de cada curso e instituição.

Foram avaliadas as graduações em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, comunicação social, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo, bem como os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.



Os cursos de jornalismo tiveram a maior porcentagem de desempenho satisfatório no exame: 83% deles obtiveram conceito acima ou igual a 3 em uma escala de 1 a 5 em que 1 e 2 são insatisfatórios, 3 é satisfatório, 4 é bom e 5, ótimo. Em seguida aparecem psicologia (82,26% com conceito satisfatório) e relações internacionais (76,92%).

Cursos com nota insatisfatória

Os cursos com as maiores porcentagens de conceitos insatisfatórios (1 e 2) foram ciências econômicas (39,46%), tecnologia em processos gerenciais (35,96%), administração (35,84%) e direito (33,02%).

Notas por região

A maior porcentagem dos cursos satisfatórios está na região Sul (77,62%). Os maisn insatisfatórios estão no Centro-Oeste, com 40,59% dos avaliados. O Sudeste concentra a maior quantidade de cursos avaliados: 2.923 estão na região. Desses, 68,73% são considerados satisfatórios. No Norte está a menor quantidade de cursos (355) e pouco mais da metade deles (58,87%) tem conceito satisfatório. No Nordeste foram avaliados 1.045 cursos, 64,21% dos quais considerados satisfatórios.

O que é o Enade

O Enade funciona em ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem seus cursos. A edição de 2012 concluiu o ciclo que abrange ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins, além de também contemplar os eixos tecnológicos de gestão de negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Foram avaliados 7.228 cursos de 1.646 instituições de educação superior.

A edição deste ano, que será realizada em 24 de novembro, também avaliará cursos de saúde, ciências agrárias e serviço social. Devem fazer a prova cerca de 200 mil estudantes dos penúltimos e últimos semestres dos seus cursos. Entre as mudanças desta edição também constam a obrigatoriedade do estudante permanecer, ao menos, uma hora na sala de provas e a utilização das notas do Enem para substituir a prova de entrada no Enade.

*Com informações da Agência Brasil

LEIA MAIS

- Notícias de vestibular e Enem

Compartilhe