Guia do Estudante

ÓPTICA E OPTOMETRIA

Tecnológico

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É a aplicação de técnicas específicas para identificar problemas de acuidade visual, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Diferentemente do oftalmologista, que trata das doenças do olho e da visão, o optometrista é o profissional do cuidado primário da visão. Ele realiza exame de avaliação e detecta distúrbios visuais e suas causas, para então encaminhar o paciente para o médico especialista. Aplicando os conhecimentos que tem sobre a fisiologia dos olhos, prescreve exercícios e orienta pacientes em relação ao uso de lentes ou óculos que corrigem e compensam as deficiências visuais. Também é sua competência a montagem de óculos e a confecção de lentes de contato. Pode, ainda, realizar um trabalho preventivo por meio de campanhas de conscientização. Atua em ópticas, empresas, escolas, hospitais e clínicas, no geral, em parceria com outros profissionais.

Mercado de Trabalho

O setor de pesquisa é ainda o que mais demanda este profissional, mas há empresas de óptica que procuram o tecnólogo para atuar na área comercial. Em clínicas especializadas, o optometrista é contratado para ensinar o portador de baixa visão a usar lentes, lupas e outros recursos ópticos. Apesar de a demanda ser maior nas grandes capitais, cidades médias e pequenas oferecem vagas para esse profissional atuar principalmente no sistema público de saúde. A profissão também foi inserida no programa Mais Médicos, do governo federal, que pretende levar profissionais de saúde para locais onde há carência deles.

As melhores escolas

Curso

O curso é bem focado na área de óptica. Desde o primeiro semestre o aluno já tem noções de anatomia ocular, bioquímica da visão, fisiologia ocular e óptica física e geométrica. Depois, o currículo ganha outras disciplinas, como semiologia ocular, farmacologia aplicada à optometria, baixa visão, contatologia, ortóptica, ergonomia da visão e optometria pediátrica. A realização de estágio é obrigatória.

Duração média: 3 anos.

Compartilhe