Guia do Estudante

VITICULTURA E ENOLOGIA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

O profissional com essa formação está habilitado para trabalhar em todas as fases da elaboração dos produtos, do plantio à colheita da matéria-prima, da elaboração da bebida à sua comercialização. Ele atua na produção de uvas especiais e vinhos ou no cultivo e manejo da cana-de-açúcar e na produção da cachaça. Os dois profissionais trabalham diretamente com a matéria-prima, mas também podem especializar-se na produção das bebidas, garantindo sua excelência nos processos de fermentação e destilagem.

Mercado de Trabalho

A criação de novos cursos lança mais profIssionais no mercado. "Ainda assim, são boas as oportunidades no setor vitivinícola", diz o professor Marcos Gabbardo, do bacharelado da Unipampa. Grande parte dessas chances está nas vinícolas, com o gerenciamento e a peracionalização da linha de produção e o controle de qualidade do vinho. Há também espaço na área de viticultura e na comercialização e promoção dos vinhos. Algumas especializações com boas oportunidades são as áreas de marketing, pesquisa e ensino em alimentos. O único bacharelado do país, na Unipampa, ainda não formou a primeira turma. Tanto tecnólogos quanto bacharéis encontram as melhores oportunidades nos principais centros de produção de bebidas derivadas da uva, como a Serra Gaúcha, o estado de Santa Catarina e o Nordeste. "Já para comercialização, existem oportunidades em todo o Brasil, principalmente nas capitais", diz Gabbardo.

Salário inicial: cerca de R$ 2.000,00 (fonte: prof. Marcos Gabbardo, da Unipampa);

As melhores escolas

A Unipampa, em Dom Pedrito (RS), é a única instituição a oferecer um bacharelado. Já o tecnólogo é ofertado em quatro instituições, em Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul. Os cursos preparam o estudante para atuar em toda a cadeia da vitivinicultura. O currículo inclui disciplinas relacionadas à viticultura (cultura da uva), como genética e melhoramento vegetal e implantação de vinhedos. Há, também aulas sobre vinicultura (fabricação do vinho), amadurecimento e envase, análise sensorial, gestão de resíduos e bioquímica. Isso, além de matérias próprias do agronegócio, como economia rural e gestão empresarial. O estágio é obrigatório.

Duração média: quatro anos.

Outro nome: Enologia;



O que você pode fazer

Consultoria e Vendas

Orientar o trabalho de importadoras de vinhos, distribuidoras de bebidas, bares e restaurantes.

Enoturismo

Atuar junto a atividades turísticas voltadas à apreciação do vinho.

Fabricação

Trabalhar nos processos de beneficiamento e industrialização de vinhos e sucos. Atuar no planejamento, na implantação e no gerenciamento de vinícolas.

Marketing

Atuar nas frentes de comercialização e inserção do produto no mercado.

Compartilhe