Guia do Estudante

METEOROLOGIA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

O bacharel em Meteorologia estuda a atmosfera da Terra e seus fenômenos, para entender os processos físicos e químicos que determinam o estado da atmosfera nas mais variadas escalas espaciais e temporais, desde a turbulência local até a circulação oceânica. o meteorologista atua na investigação, na pesquisa e na avaliação das condições atmosféricas. Ele analisa dados relativos a ventos, chuvas, insolação, temperatura e umidade do ar, para prever o tempo nas diversas regiões do planeta. Este especialista interpreta gráficos, imagens de satélites e radares, utilizando mapas e programas específicos de computador. Sua atividade é fundamental para o setor rural, uma vez que o agricultor depende das condições climáticas para definir a época de plantio e colheita. Além disso, ele trabalha em empresas que prestam serviços de meteorologia ambiental e radiometeorologia.

Mercado de Trabalho

A atuação desse profissional, ainda carente no país, vai muito além da previsão do tempo. A área de prevenção de eventos extremos a curtíssimo prazo é uma das mais necessitadas de profissionais. Outras áreas com grande crescimento são a de operação de radares, de energias eólica e solar. O profissional também pode atuar no gerenciamento e na medição da poluição atmosférica, bem como trabalhar em aeroportos, fazendo previsão de condições atmosféricas para pousos e decolagens. As vagas no setor público também crescem, principalmente na área operacional e de pesquisa, em órgãos federais e estaduais de meteorologia. Órgãos como os ministérios da Marinha e da Aeronáutica, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) são tradicionais empregadores. Companhias de saneamento ambiental e empresas de geração e transmissão de energia elétrica, como a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a usina hidrelétrica de Itaipu e a Companhia Paranaense de Energia (Copel), também costumam contratar meteorologistas. Quem se dedica à meteorologia ambiental encontra perspectivas animadoras ainda em secretarias estaduais e municipais de Meio Ambiente. O Sudeste é o grande empregador, mas há vagas em todo o país.

As melhores escolas

5 estrelas

SP São Paulo USP.

4 estrelas

PA Belém UFPA. PB Campina Grande UFCG. RJ Rio de Janeiro UFRJ. RS Capão do Leão UFPel. Santa Maria UFSM.

3 estrelas

AL Maceió Ufal. AM Manaus UEA. MG Itajubá Unifei Ciên. Atmosféricas.

Curso

Os dois primeiros anos da graduação são voltados para as matérias básicas, e, por isso, você pode esperar muitos cálculos em aulas de física e matemática. As disciplinas específicas incluem meteorologia física, climatologia, micrometeorologia, agrometeorologia e sensoriamento remoto. Há muita atividade em laboratórios, nos quais o aluno desenvolve um intenso treinamento empregando técnicas modernas de previsão do tempo e se familiarizando com o uso de radares, satélites e sensores meteorológicos. A realização de estágio e a apresentação de um trabalho de conclusão de curso são obrigatórias.

Duração média: 4 anos.

Outro nome: Ciên. Atmosféricas.

O que você pode fazer

Agrometeorologia

Elaborar boletins do tempo para empresas e produtores rurais, definindo a época mais adequada para o plantio e a colheita de safras agrícolas.

Área operacional

Estudar as condições climáticas para orientar o tráfego aéreo e marítimo.

Biometeorologia

Pesquisar a relação entre a vida animal e vegetal e a atmosfera, para prevenir e reduzir alterações climáticas, como o efeito estufa e o aquecimento global. Estudar as relações entre doenças e o clima.

Climatologia

Analisar imagens de satélites e construir modelos numéricos em computadores para determinar as condições de tempo e prever o clima.

Hidrometeorologia

Estudar o regime das águas das chuvas e dos rios para prevenir enchentes. Assessorar construtoras e órgãos públicos.

Instrumentação meteorológica e ambiental

Projetar, construir e operar equipamentos empregados na meteorologia.

Meteorologia ambiental

Estudar a poluição atmosférica e as condições climáticas em que os poluentes se concentram e se dispersam e o conforto ambiental em áreas públicas.

Previsão do tempo

Fazer a previsão do tempo para jornais, programas de rádio e de TV, websites ou prestar assessoria a agências e empresas do setor da construção civil e do turismo.

Radiometeorologia

Estudar as influências meteorológicas na área de telecomunicações para evitar interferências na transmissão e na captação de ondas.

Compartilhe