Guia do Estudante

PILOTAGEM PROFISSIONAL de AERONAVES

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

Esse tecnólogo usa técnicas para comandar e pilotar aeronaves de diferentes portes, como helicópteros, monomotores, bimotores, entre outros. Ele conhece os modernos sistemas de navegação e as normas de segurança para condução de voo e os aplica no seu trabalho. Entre suas responsabilidades estão a análise das condições meteorológicas e o traçado do plano de voo para informar à torre de controle. Também gerencia a área de operações de empresas aéreas. Afora as grandes companhias, o tecnólogo pode atuar em empresas de transporte aéreo regular, de táxi aéreo e de serviços aéreos especializados, além de ser instrutor de voo. Para conseguir a autorização para trabalhar é preciso cumprir determinado número de horas de voo obrigatórias pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Mercado de Trabalho

A aviação civil está em franco desenvolvimento no Brasil, com o transporte cada vez maior de passageiros. “Com o crescimento do tráfego aéreo no país, de cerca de 6% ao ano, o mercado para o tecnólogo está aquecido e em expansão”, diz César Roberto de Melo, coordenador do curso de Pilotagem Profissional de Aeronaves da UniCesumar, em Maringá (PR). Logo que se forma, o tecnólogo consegue trabalho em empresas regionais de táxi aéreo e, um ano depois, já passa para grandes companhias. A Região Sudeste concentra as melhores oportunidades, já que os escritórios centrais das companhias aéreas estão nesses estados.

Salário inicial: R$ 2.500,00 (piloto de táxi aéreo); fonte: prof. Henrique Cesar Barbosa, da Unic;

As melhores escolas

Curso

O aluno estuda regulamento de transporte aéreo, teoria de voo, navegação aérea, planejamento de voo e emergência e sobrevivência. A parte prática do curso se dá em laboratórios, em simuladores de procedimento em cabines ou em escolas de aviação, onde os alunos treinam o dia a dia da profissão e adquirem as horas de voo exigidas pela legislação brasileira para obter a licença para pilotar aeronaves.

Duração média: dois anos.

Outro nome: Aviação Civil;



Compartilhe