Guia do Estudante

MANUTENÇÃO DE AERONAVES

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

Esse tecnólogo instala, testa e faz a manutenção de mecanismos e componentes de aeronaves. Também é de sua responsabilidade o planejamento operacional do transporte aéreo e a organização da documentação técnica para que as aeronaves possam decolar. Entre suas atribuições está a garantia da segurança do voo. Para isso, precisa conhecer com profundidade as operações do fluxo aeroviário. Em parceria com engenheiros, projeta novas aeronaves, seus sistemas e equipamentos. Ao final do curso, o tecnólogo precisa ser avaliado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a obtenção de, pelo menos, duas habilitações que o tornem apto para atuar na manutenção de aeronaves. Os especialistas mais procurados são os habilitados a trabalhar com componentes e sistemas eletroeletrônicos, preparados para lidar com a moderna tecnologia das aeronaves.

Mercado de Trabalho

Empresas de manutenção de aeronaves e de transporte aéreo regular são os principais empregadores desse tecnólogo. “Faltam profissionais no mercado", diz Kerley Alberto Pereira de Oliveira, professor dos cursos de Aviação do UNA. “Algumas vagas abertas, que não conseguem ser preenchidas há mais de seis meses.” Segundo Oliveira, o campo de trabalho é grande e está em alta, especialmente na área de aviônica, que lida com componentes eletroeletrônicos de bordo. Um importante mercado é o de helicópteros, principalmente em pólos de grande tráfego por esse meio de transporte, como a cidade fluminense de Macaé, de onde saem trabalhadores para as plataformas de petróleo na costa do Rio de Janeiro. A Região Sudeste concentra as melhores oportunidades para esse profissional. Em Belo Horizonte, o tecnólogo encontra vagas na oficina da Gol, uma das maiores da América Latina.

Salário inicial: R$ 1.500,00 a R$ 3.000,00 (fonte: prof. Félix Arlindo Strottmann, da Fatec SJC);

As melhores escolas

Curso

A grade curricular o é composta de disciplinas como construção de motores de aeronaves, regulamentação da aviação, aerodinâmica e sistema de controle de voo. As atividades práticas podem ser feitas por meio de estágio ou de atividades complementares. A entrega de um trabalho de conclusão de curso é obrigatória. Ao final do curso, o aluno precisa ser avaliado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a obtenção de, pelo menos, duas habilitações que o tornem apto para atuar na manutenção de aeronaves.

Atenção: a Fatec SJC, além de Manutenção de Aeronaves, oferece o curso de Projetos de Estruturas Aeronáuticas, que forma o profissional que atua na fabricação de peças e montagem de estruturas.

Duração média: três anos.

Outro nome: proj. de estrut. Aeron.;


Compartilhe