Guia do Estudante

Engenharia de Software

Tecnológico

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

O engenheiro desta área dedica-se ao desenvolvimento de softwares e programas computacionais. Ele desenha e testa novos programas, além de fazer sua manutenção e revisão. Cria aplicativos, jogos, plataformas digitais para atividades educacionais, sistemas embarcados e sistemas específcos, como médicos e bancários, de forma a garantir maior desempenho e produtividade. O bacharel também pode trabalhar em empresas públicas ou privadas, na área de inovação em startups e em grandes companhias de tecnologia.

Dúvida do Vestibulando

2016-03-07T16:15:00-03:00

O cientista da computação trabalha com a parte mais teórica da computação, envolvendo-se com o desenvolvimento de modelos matemáticos, algoritmos e com a formalização lógica de processos que possam ser aplicados em dispositivos mecânicos e eletrônicos, principalmente em processos mediados por computadores. Já o engenheiro de software atua no desenvolvimento de programas, sua manutenção e adequação a diferentes processos produtivos, de forma a garantir maior desempenho e produtividade. O engenheiro da computação, por sua vez, tem ênfase em automação industrial, projetando e construindo computadores e sistemas periféricos.

Mercado de Trabalho

O campo de trabalho deste engenheiro é vasto. O profssional pode atuar em empresas do setor privado, em órgãos públicos ou em instituições de pesquisa e desenvolvimento de softwares. O principal mercado para o profssional são os polos de tecnologia, principalmente no Nordeste, como o Porto Digital, em Recife (PE), e no Sudeste. “Em quase todo o país, existe uma carência de profssionais dessa área, e sobram vagas em empresas”, afrma o professor Carlos Diego Andrade, da UFC. Além do Brasil, a demanda internacional por esse engenheiro também é grande. Nesse caso, ele precisa ter bom domínio do inglês.

As melhores escolas

5 estrelas

DF gama UnB. GO goiânia UFG.

4 estrelas

CE Quixadá UFC.

3 estrelas

RS alegrete Unipampa.

O Curso

Aborda os principais fundamentos da computação com foco na construção, no gerenciamento e na manutenção de softwares. No currículo constam conteúdos de engenharia e matemática; além de gestão da produção, conceitos e arquitetura de programas. Nos primeiros anos, as disciplinas são introdutórias à engenharia e à programação e incluem também matemática, lógica e algoritmos. No meio do curso, o aluno tem contato com todas as etapas da produção de um software. Nos últimos semestres, ele vai lidar com especifcações para dispositivos móveis, web e jogos, por exemplo.

Duração média: 4 anos.

O que você pode fazer

Desenvolvimento

Desenvolver aplicativos para dispositivos móveis, como smartphones e tablets, jogos e softwares.

Gestão

Gerenciamento de negócios e projetos de empresas de computação e software.

Compartilhe