Guia do Estudante

ENGENHARIA DE SISTEMAS

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É a engenharia que desenvolve sistemas tecnológicos complexos – sistemas que fazem parte de outros sistemas e que envolvem grande quantidade de variáveis. Este engenheiro está apto a atuar na análise, no projeto e na integração de sistemas complexos e também em sistemas de empresas industriais e comerciais, procurando otimizar seu funcionamento. O profissional trabalha em empresas do setor tecnológico de alta complexidade – fabricantes de aviões, automóveis, navios e equipamentos de grande porte, como plataformas marítimas de petróleo e infraestrutura de telecomunicações. Também pode atuar em empresas especializadas na terceirização de projetos tecnológicos. Como exemplo, um fabricante de itens relativamente simples pode encomendar o projeto de seus produtos a uma empresa de alta tecnologia. Assim, mesmo não possuindo um centro de pesquisas próprio, essas empresas passam a fabricar produtos de elevado desempenho e alto valor agregado.

Mercado de Trabalho

Existe demanda em todos os setores produtivos que exigem a integração de sistemas tecnológicos. O principal nicho de trabalho é a indústria aeroespacial, que carece do profissional para coordenar e integrar diferentes partes do projeto de aeronaves, como elétrica, eletrônica, software e otimização. Outros setores que costumam demandar esse profissional são as indústrias naval e automobilística, as usinas e distribuidoras de energia elétrica, petróleo e gás natural e as empresas de software. A Região Sudeste concentra a maior oferta de empregos, mas o Nordeste também se destaca, com a migração de grandes companhias para Recife, Salvador e Fortaleza. Há vagas ainda no Sul, em cidades como Blumenau (SC).

As melhores escolas

Curso

Prepare-se para muitos cálculos. O curso tem forte base em física, matemática e computação. Também se aprendem sistemas eletrônicos, computacionais, eletromagnéticos, eletromecânicos, térmicos e automotivos. Além disso, há disciplinas específicas em sistemas complexos, como teoria da otimização, inteligência computacional, processamento de sinais, identificação e controle. O estágio é obrigatório.

Duração média: 5 anos.

O que você pode fazer

Projetos

Projetar, analisar e integrar sistemas complexos nos mais diversos campos, como dispositivos, equipamentos e plantas industriais, entre outros.

Consultoria

Assessorar indústrias no projeto de operações para otimizar sua produção.

Compartilhe