ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA
Bacharelado
Onde Estou? Home > Profissões > Engenharia e Produção
Bacharelado
Graduação
Graduação Tecnológica
Este bacharel cuida do processo industrial de transformação da madeira, de seu corte e armazenamento à fabricação de produtos. Ele planeja e executa projetos industriais, desenvolve equipamentos e cuida de sua manutenção. Avalia a qualidade da matéria-prima, analisa custos, supervisiona a mão de obra e faz a gestão de resíduos. Na construção civil, trabalha em projetos que envolvem madeira. Pode atuar, ainda, na comercialização da madeira ou do produto final, como móveis ou papel. É possível ingressar na carreira com um diploma de tecnólogo.
O país ainda tem poucos engenheiros com formação na área madeireira o que garante boa oferta de vagas. A construção civil é o setor de maior demanda na capital paulista. Já no interior do estado, o engenheiro é contratado para atuar na indústria de papel e celulose. Indústrias de papel, além de moveleiras, são grandes empregadoras no rio Grande do Sul. O egresso pode optar ainda pela carreira acadêmica, atuando como docente e pesquisador em universidades.
Além das disciplinas do ciclo básico, como cálculo, física e química, o curso dá boa base na área gerencial, com matérias como economia e administração. Já nos primeiros anos são
introduzidas algumas disciplinas específicas, como anatomia da madeira, deterioração e preservação da madeira e química da madeira. Os anos fnais combinam o núcleo específico e o profissionalizante, com matérias como tecnologia da produção de celulose e propriedades mecânicas da madeira. Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.
Duração média: 5 anos.
Projetar, supervisionar e fazer a manutenção de máquinas e equipamentos para as madeireiras.
Gerenciar as diversas etapas do processo de transformação da madeira, do corte à fabricação do produto manufaturado.
Verificar se a madeira está dentro do padrão de qualidade exigido pela indústria.