Guia do Estudante

ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É a engenharia voltada à aplicação de tecnologias nos processos de produção agropecuária, visando à produtividade do agronegócio. Ele entende de produção animal e vegetal, automação, agricultura e zootecnia de precisão. Mediante uso de tecnologias inovadoras, ele projeta sistemas que beneficiam a produção no campo, de maneira produtiva e sustentável, como sistemas de drenagem, alternativas de energia e métodos de armazenamento. Pode ainda desenvolver, instalar e gerenciar equipamentos e sistemas de apoio à agropecuária, beneficiando a produção de alimentos, fibras, materiais e energia. Atua em toda a cadeia do agronegócio, desde a infraestrutura, passando pela automação, até a gestão de tecnologias. É possível ingressar na carreira como tecnólogo.

Envolvido em todos os processos da produção agrícola, o egresso tem ótimas chances no agronegócio, que busca profissionalização cada vez maior. Com formação em automação, instrumentação e informática, o graduado tem um vasto campo de atuação: trabalha no desenvolvimento de máquinas agrícolas, no gerenciamento de projetos e, principalmente, em projetos de inovação. A agricultura de precisão, que alia tecnologia à produção de alimentos, a produção de biocombustíveis e de sistemas renováveis de energia são setores aquecidos. A multinacional Monsanto, que atua nas áreas de agricultura e biotecnologia, é uma das grandes empregadoras. O graduado pode ainda seguir carreira acadêmica, atuando em pesquisas para o desenvolvimento do setor.

As melhores escolas

5 estrelas

SP Pirassununga USP.

Curso

Como ocorre em todas as engenharias, a base do currículo são disciplinas das Ciências Exatas – matemática, física e química. A partir do segundo ano, volta-se para engenharia e biologia. Começam então aulas sobre circuitos elétricos, automação, bioquímica aplicada à engenharia e biocombustíveis, entre outras disciplinas. O estágio e um trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Duração média: 5 anos.

BIOSSISTEMAS

A UFSJ, em Sete Lagoas (MG), oferece bacharelado interdisciplinar (BI) em Biossistemas. Ao término do terceiro ano, já com o diploma de bacharel interdisciplinar em Biossistemas, os alunos têm a opção de fazer outros bacharelados (com até dois anos de duração) – Engenharia Agronômica ou Engenharia de Alimentos.

O que você pode fazer

Infraestrutura

Desenvolver sistemas de drenagem e irrigação, conversão e conservação de energia. Fazer instalações elétricas de baixa tensão e diagnóstico energético.

Controle e automação

Atuar no sensoriamento, controle e automação de sistemas. Monitorar equipamentos, componentes, dispositivos mecânicos, elétricos, eletrônicos, magnéticos e ópticos.

Tecnologia

Criar materiais e métodos de aproveitamento de produtos biológicos, que envolvem acondicionamento, armazenamento, pós-colheita e preservação de produtos.

Gestão

Fazer o controle estatístico e metrológico de produtos e processos e atuar na sua normalização e certificação. Coordenar pesquisas operacionais e de otimização de sistemas agropecuários.

Compartilhe