Guia do Estudante

ESTUDOS DE MÍDIA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

O bacharel em Estudos de Mídia domina conhecimentos sobre diferentes meios de comunicação e a influência desses meios sobre a sociedade. Seu campo de atuação abrange mídias tradicionais, como rádio, TV e imprensa escrita, mas também as redes virtuais, como a internet. Trabalha em empresas e instituições públicas como analista e consultor, identificando problemas relativos aos meios de comunicação. Na indústria fonográfica, define o planejamento de circulação dos produtos e as campanhas de divulgação, com a elaboração de videoclipes ou sites para artistas. Na área de telefonia celular, pode planejar estratégias, como a elaboração de ringtones e a veiculação de notícias pelo celular. No comércio eletrônico, determina quais produtos serão vendidos. Elabora estratégias também para aumentar o consumo pela internet e a interatividade com o público.

Mercado de Trabalho

Tem crescido o campo de atuação para os egressos do curso de Estudos de Mídia. Além de encontrar oportunidades em agências de comunicação, gestão da informação e de mídias sociais, eles são requisitados por empresas jornalísticas, instituições do terceiro setor e grandes empresas que investem na comunicação direta com clientes e consumidores via redes sociais. Fazem parte do mercado, também, consultorias nas áreas de gestão da cultura e na indústria de audiovisual, de música e de games. Esses graduados atuam com o uso estratégico das diversas mídias, como o monitoramento do conteúdo das redes sociais. Há grande procura pelo bacharel, ainda, para gerenciar aplicativos de internet e e-commerce. A Agência Nacional do Cinema (Ancine), as secretarias estaduais e municipais de Cultura e outros órgãos públicos federais ou estaduais também contratam o bacharel. As melhores oportunidades estão nos estados da Região Sudeste, mais populosos e que concentram as maiores empresas de comunicação. No Centro-Oeste, Brasília é um polo promissor. Mas o setor se profissionaliza em todos o país.

As melhores escolas

5 estrelas

RJ Niterói UFF.

Curso

O único bacharelado existente no país é oferecido pela UFF, em Niterói (RJ). Nos dois primeiros semestres, a grade curricular apresenta disciplinas obrigatórias, de conteúdo mais básico da comunicação. Dentre outras disciplinas, o aluno estuda teoria da comunicação, fundamentos linguísticos, sociologia, estatística, comunicação e cultura, introdução à analise do discurso, cultura de massas e filosofia. Nos demais anos, a grade curricular fica mais flexível. O estudante escolhe 25 matérias, que devem ser cursadas até o final do bacharelado. São cerca de 150 opções, divididas em cinco temas: gestão midiática, comunicação, cultura e história, linguagens midiáticas, tecnologias da comunicação e ética e mídia. Para obter o diploma, o estudante é obrigado a apresentar um trabalho de conclusão de curso.

Duração média: 4 anos.

O que você pode fazer

Sites

Elaborar e monitorar portais na internet, a fim de levar informações ao público e fazê-lo interagir com o site.

Divulgação

Divulgar campanhas ou produtos em diversas mídias, com base no conhecimento do perfil do público.

Consultoria

Prestando assessoria para identificar problemas de comunicação de empresa e seu público-alvo, e definir estratégias de aproximação entre as duas partes.

Compartilhe