Guia do Estudante

INFORMÁTICA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

Esse curso forma o professor que leciona essa disciplina nos ensinos Fundamental, Médio, profissionalizante e em cursos livres ou treinamentos técnicos. Ele também pode atuar no planejamento e na implementação do projeto pedagógico de cursos de informática ou computação. Entre suas funções estão o desenvolvimento e a execução de atividades relacionadas à informática com os alunos. Decide os softwares que serão usados e a metodologia a ser aplicada levando em consideração o perfil de cada turma. Pode trabalhar também como coordenador de laboratórios educacionais de informática e gerenciar, acompanhar e validar projetos e produtos computacionais na área educacional e corporativa. Trabalha em escolas ou em empresas que desenvolvem softwares educacionais.

Mercado de Trabalho

A disciplina informática ainda não é obrigatória no ensino formal brasileiro. Mas as expectativas são muito boas para o profissional, principalmente pelo crescimento do acesso da população à internet, o que exige preparar crianças e adultos para lidar com o mundo virtual. Além disso, a maioria das escolas privadas já oferece a disciplina, o que demanda professores para dar aulas a crianças e jovens. "Outros setores que necessitam de professores são a educação a distância, na qual o profissional atua como monitor e tutor, e os treinamentos para o uso de softwares e jogos educativos", diz Martha Barcellos Vieira, coordenadora da licenciatura em Computação da UCS, em Caxias do Sul (RS). Empresas de grande porte também contratam o licenciado para planejar e coordenar projetos de treinamento para funcionários em softwares utilizados pela organização. Outra demanda vem das empresas de softwares educacionais, que contratam o licenciado para ajudar na criação e no desenvolvimentos de programas específicos para o ensino da disciplina. Embora exista a necessidade desse professor no país todo, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre concentram o maior número de vagas.

Salário inicial: R$ 1.187,00 (40 horas semanais para professor da educação básica pública); fonte MEC.

As melhores escolas

Curso

Nessa licenciatura, depois de um primeiro ano básico, com disciplinas voltadas para a formação humanística, como antropologia, filosofia e psicologia, começa a parte mais específica. O aluno estuda lógica, matemática, programação, álgebra linear, arquitetura de computadores, linguagem de programação, engenharia de software, sistemas operacionais, redes e modelagem de interfaces. Também fazem parte do currículo gestão de projetos educacionais, didática no ensino da informática, usabilidade de softwares educativos e política educacional. É obrigatória a realização de estágio.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Ciên. da Comput.; Comput. e Inform.; Comput.

O que você pode fazer

Consultoria

Orientar empresas e escolas na implantação de projetos pedagógicos para cursos de informática.

Desenvolvimento de softwares

Projetar e desenvolver programas educacionais para ser usados em escolas e em cursos profissionalizantes.

Ensino

Lecionar a disciplina de informática em instituições de ensino fundamental e Médio. Treinamento Capacitar equipes para o uso de softwares educacionais.

Compartilhe