Guia do Estudante

COMPUTAÇÃO

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

Esse curso de licenciatura forma o professor que leciona informática nos ensinos Fundamental, Médio, profissionalizante ou em cursos livres e de treinamento de técnicos. O graduado também pode trabalhar no planejamento e na implementação do projeto pedagógico de cursos de informática ou computação. entre suas funções estão o desenvolvimento e a execução de atividades relacionadas à informática com os alunos. Decide os softwares que serão usados e a metodologia a ser empregada.

Mercado de Trabalho

O ensino de computação ainda não é obrigatório nas instituições de ensino formal do país. Mas escolas públicas e particulares já incorporam a disciplina no currículo, seja como matéria obrigatória, seja como curso extra. Para dar conta dessa demanda de mercado, procuram-se profissionais que dominem tanto as ferramentas da computação como as práticas pedagógicas. Com o aumento da população idosa, um nicho com boas perspectivas é o de aulas de informática para esse público. Há oportunidades ainda no desenvolvimento de aplicativos educacionais. As melhores chances estão nos grandes centros urbanos, principalmente nas regiões mais desenvolvidas, Sul e Sudeste, que concentram maior número de escolas.

As melhores escolas

Curso

Depois de um primeiro ano básico, com disciplinas voltadas para a formação humanística, começa a parte mais específica. O aluno estuda lógica, programação e engenharia de software, entre outras disciplinas. É obrigatória a realização de estágio.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Ciên. da Comput.; Inform.; Inform. Educ.

O que você pode fazer

Consultoria

Orientar empresas e escolas na implantação de projetos pedagógicos para cursos de informática.

Desenvolvimento de softwares

Projetar e desenvolver programas educacionais.

Ensino

Lecionar a disciplina de informática em instituições de ensinos Fundamental e Médio.

Treinamento

Capacitar equipes para o uso de softwares.

Compartilhe