Guia do Estudante

CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

Este bacharel é um profissional generalista, com forte formação em matemática, física e ciências da natureza. Ele tem possibilidade de atuar tanto no mercado financeiro quanto em outros mercados em atividades nas quais análises matemáticas são importantes. É o caso dos serviços de metrologia, serviços estatísticos, instituições financeiras e seguradoras, por exemplo. O bacharel pode trabalhar também como autônomo, prestando consultoria para empresas.

Mercado de Trabalho

Este é um profissional relativamente novo no mercado. A primeira turma se formou em 2013, na UFRJ, única escola a oferecer o bacharelado. Mas as expectativas são boas para o profissional, que tem uma formação diferenciada. A graduação pode ser concluída em uma de três diferentes habilitações, que abrem campo em diferentes áreas. Os que se dedicam a Análise de Suporte à Decisão, por exemplo, têm boas perspectivas para trabalhar em bancos, seguradoras e no segmento de marketing. A habilitação em Ciências da Terra e Patrimônio Natural permite atuar em empresas e órgãos ligados ao meio ambiente e ao gerenciamento de recursos naturais. E com a habilitação em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, é possível trabalhar em serviços de cartografa e em órgãos como o IBGE.

As melhores escolas

4 estrelas

RJ Rio de Janeiro UFRJ Ciên. Matem. e da Terra (analista de suporte à decisão); Ciên. Matem. e da Terra (ciên. da terra e patrimônio natural); Ciên. Matem. e da Terra (sensoriamento remoto e geoproc.); Ciências Matemáticas e da Terra.

Curso

Nos dois primeiros anos, o aluno tem uma formação básica em ciências e matemática. A grade é recheada de matérias como cálculo diferencial, álgebra linear e física. Ainda nesse período, o estudante pode escolher entre diversas disciplinas optativas. O aluno forma-se bacharel, sem habilitação específica, ou com habilitação em Ciências da Terra e Patrimônio Natural, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento ou Analista de Suporte à Decisão.

O que você pode fazer

Analista de suporte à decisão

Interpretar dados para fornecer ao gestor elementos para tomadas de decisão com base em critérios estatísticos e científicos.

Ciências da terra e patrimônio natural

Analisar os agentes e processos naturais, com foco em seus aspectos social, econômico e ambiental. Entender a relevância econômica dos recursos naturais e a utilização apropriada do patrimônio geológico e natural.

Sensoriamento remoto e geoprocessamento

Realizar mapeamento e análise espacial por meio de sistemas de informações geográficas para diversos fins.

Compartilhe