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Gestão Comercial

Este tecnólogo cuida das transações de compra e venda dentro de uma empresa

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 21 Maio 2019, 18h03 - Publicado em 27 Maio 2012, 14h46
(GE/Guia do Estudante)

Este tecnólogo cuida das transações de compra e venda dentro de uma empresa. Ele planeja a venda de produtos ou serviços buscando dar maior rentabilidade e produtividade à organização. Gerencia equipes e define estratégias, preço e locais de venda.

Também atua na área de compras, negociando a aquisição de bens. Entende de marketing, logística, economia e tributação e intervém nas transações comerciais, determinando o preço final ao consumidor. Pode exercer o cargo de assistente comercial, de crédito, de compras, consultor de vendas, gerente comercial ou cuidar do relacionamento com o cliente no pós-venda.

Mercado de Trabalho

A importância da área de vendas para as empresas, mesmo em tempos de crise, garante a demanda por profissionais que entendem as mudanças no perfil do consumidor. O tecnólogo faz carreira como vendedor, representante comercial, gerente comercial e diretor comercial em empresas diversas.

Os grandes varejistas são os maiores empregadores. Além de realizar as vendas, ele prospecta clientes, visando a aumentar a lucratividade do negócio. Outras possibilidades são atuar nas equipes internas, que dão suporte para quem lida com o cliente, ter a própria firma de representação ou trabalhar como autônomo, dando consultoria para lojas.

Cresce a procura para trabalhar como analista comercial e assistente de vendas, assim como na área de comércio eletrônico. Este campo tem aberto novas possibilidades para o tecnólogo, que pode atuar na montagem e na supervisão de sites e plataformas.

Curso

As matérias básicas, como administração, economia, ética e contabilidade, são mescladas às mais específicas, entre elas estratégia e promoção de vendas, gestão financeira, sistemas de crédito, negócios eletrônicos, pesquisas de mercado, negociação, custos e logística.

Em alguns cursos, o aluno realiza atividades práticas que vão desde conhecer o funcionamento de uma empresa até entregar planos de negócios com estratégias para elevar as vendas de determinada organização (fictícia ou não). A realização de estágios e a entrega do trabalho de conclusão de curso variam de escola para escola.

Atenção: alguns cursos oferecem enfoque específico, como moda (Unisanta-SP) e varejo (UniCesumar).

Duração média: 2 anos.

 

Legenda:

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado

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