Guia do Estudante

Defesa e Gestão Estratégica Internacional

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

Este bacharel é preparado para formular e executar políticas públicas estratégicas para a defesa da sociedade. Defesa, neste caso, não diz respeito apenas a riscos de eventuais agressões militares vindas de outros países. A área de atuação deste profssional envolve, também, aspectos ambientais e sociais que podem representar ameaça ao bem-estar e à segurança de toda a coletividade. O bacharel é preparado, por exemplo, para desenvolver políticas contra ao aquecimento global, ou, na área de direitos humanos, ações de combate à tortura e à escravidão. Ele domina, ainda, grandes questões relacionadas à saúde coletiva, como fome e epidemias.

Mercado de Trabalho

Existem poucos profssionais no mercado. A primeira turma da UFRJ (única escola a oferecer esse curso) se formou no fnal de 2014. O principal campo de atuação do graduado está em empresas ou agências governamentais, sejam elas federais, estaduais ou municipais. Mas o profssional encontra espaço, também, como consultor em empresas privadas e no terceiro setor.

As melhores escolas

5 estrelas

RJ Rio de Janeiro UFRJ.

O Curso

Por abordar diferentes aspectos da coletividade, o curso é ministrado por professores de diferentes unidades da UFRJ, que envolvem as áreas de direito e economia, mas também ciências da saúde. As disciplinas se dividem em sete eixos: defesa, política, saúde e meio ambiente, economia, gestão, direito e história e geografa. Geopolítica, fundamentos da economia, política externa e história dos grandes confitos mundiais são alguns dos temas estudados. Além das disciplinas obrigatórias, o aluno deve escolher matérias optativas e atividades complementares, que podem ser iniciação científca, extensão universitária, participação em eventos ou estágio profssional. O trabalho de conclusão de curso deve ser uma monografa dentre os sete eixos abordados durante a graduação. O estágio não é obrigatório, mas sempre ajuda a entrar no mercado de trabalho.

Duração média: 4 anos.

O que você pode fazer

Análise

Pesquisar e examinar de maneira crítica cenários político, econômico e social, tanto no plano doméstico quanto no internacional, como forma de embasar políticas públicas.

Elaboração de programas

Elaborar e gerir planos de defesa nacional, de cooperação e inserção internacional nos campos econômico, político, ambiental ou social.

Gestão

Gerenciar ou assessorar ONGs voltadas a questões políticas, de saúde coletiva, segurança pública, meio ambiente ou cultura.

Intermediação

Atuar como intermediário em negociações durante crises ou confitos econômicos, políticos, militares ou sociais.

Compartilhe