Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Qual curso, entre Psicologia e Educação Física, é o melhor para recolocação no mercado após os 40 anos?

Tenho 42 anos e estou em dúvida entre Psicologia e Educação Física (Licenciatura). Levando em conta a minha idade, qual seria a melhor opção para me recolocar no mercado de trabalho?

enviado por Ana Maria

O mercado de trabalho tem dinâmica própria, determinada por fatores como expectativas sociais relacionadas a gênero, idade, grau de instrução, cultura geral acumulada. O fato de contar com mais de 40 anos quando formada pode antepor obstáculos ao ingresso no mercado de trabalho e ao desenvolvimento de sua carreira.

A carreira em Psicologia permite o trabalho como autônomo, principalmente no caso da psicologia clínica. Se por um lado isto amplia suas possibilidades, quanto a não ter que passar por processos seletivos, por outro saiba que a consolidação de uma clientela regular envolve alguns anos de prática e a continuidade de estudos e supervisões com profissionais mais experientes, o que envolve custos.

Como educadora física, é importante que você avalie que parte das atividades podem exigir desempenho físico adequado. Você pode adequar-se por meio da própria preparação física e/ou dirigindo sua formação para setores e áreas onde o desempenho pode ser menos exigido. A licenciatura também pode lhe permitir lecionar em situações de menor exigência.

O vestibular para o curso de Educação Física normalmente exige uma prova de aptidão física e você deve se preparar para ela. O exercício profissional não necessariamente exige alto desempenho para o seu desenvolvimento.

Sua idade não é um fator impeditivo, mas tomar consciência das dificuldades a enfrentar é um elemento importante para conquistar seus objetivos.

Compartilhe