Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Posso fazer Marketing sem ser comunicativa?

Me interessei bastante pela matérias do curso de Marketing. Tenho um perfil bem criativo e crítico, mas sou quieta, não sou uma pessoa comunicativa. Por esse motivo, devo desconsiderar esta opção de curso?

enviado por Alessandra

Repare que no índice do Guia do Estudante o Marketing aparece na lista das profissões de Administração e Negócios, e não na de Comunicação e Informação. O Marketing, que pode ser traduzido por mercadologia, envolve todos os setores da empresa: da concepção do produto à colocação no mercado. O profissional é um “especialista em mercado”.

>> Marketing digital: descubra essa nova carreira

O marketing pode ser acessado tanto pelos cursos de Comunicação (Publicidade e Relações Públicas) quanto pelos cursos de Administração. Repare na grade curricular dos dois cursos para confirmar isso. Atualmente existem cursos denominados especificamente de Marketing, mas é necessário conhecer bem os cursos de cada faculdade para perceber se a ênfase é ou não em comunicação.

Por outro lado, também é necessário pensar no seu lado pessoal. Você se diz quieta e não comunicativa. É preciso perceber que você se construiu assim, mas não é definitivamente assim. As pessoas mudam e você pode desenvolver este lado, caso queira. Não que seja fácil. Existem recursos que ajudam, como cursos de teatro específicos para melhorar a comunicação, até atendimentos especializados de psicólogos. Afinal, se comunicar bem é habilidade necessária, poderíamos dizer, de todas as profissões.

Compartilhe