Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Não sou muito boa em matemática. Isso pode atrapalhar se eu fizer Ciências Contábeis?

enviado por Jaqueline

O contador volta-se essencialmente para o controle do fluxo financeiro das organizações e empresas. Controle das operações financeiras, análise e operação quanto a recolhimento de taxas e tributos, elaboração de planilhas de registro e acompanhamento orçamentário são atividades presentes em seu cotidiano. Em sua formação há, de fato, uma forte carga de matérias ligadas ao cálculo (matemática financeira, estatística e cálculos contábeis), acompanhadas de conhecimentos relacionados à legislação fiscal e comercial.

>> Teste: Ciências Contábeis é o curso certo para você?

Para a realização da escolha profissional é importante que a pessoa pondere os vários elementos envolvidos no processo: identificação com o objetivo da atividade, características pessoais que gostaria de desenvolver por meio da profissão, expectativas quanto a remuneração, viabilidade do projeto (recursos financeiros, disponibilidade do curso na região em que pretende estudar), possíveis ambientes e rotinas de trabalho, conhecimentos e habilidades que já detém ou que gostaria de desenvolver, entre outros.

Sua pesquisa, portanto deve abarcar o máximo de variáveis possível. Saiba, por exemplo, que o contador pode trabalhar em empresas de médio a grande porte, bem como em escritórios prestadores de serviço, ou mesmo como autônomo. Como toda empresa necessita o acompanhamento dos serviços do contador, sua situação de mercado é positiva, mesmo havendo mais de 400.000 mil profissionais no Brasil.

Se apenas as dificuldades quanto a matemática se apresentem como obstáculo, talvez elas possam ser superadas com maior dedicação ao estudo e busca de auxílio paralelo como aulas particulares e grupos de estudo. Essa avaliação é pessoal e pode ser facilitada por entrevistas com alunos e professores do curso de Ciências Contábeis, bem como pela análise da grade curricular do curso.​

Compartilhe