Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Não faço a menor ideia de como escolher um curso. O que fazer?

Tenho passado por problemas para decidir um foco em relação a qual profissão devo escolher. Eu me dou bem com todas as matérias escolares e tenho paixão por muitas coisas. Já tentei testes vocacionais de todos os tipos, mas todos eles dão resultados diversos e muitas vezes contraditórios. Como decidir uma carreira sem medo de me arrepender depois?

enviado por Patricia

Por Maíra Habimorad*

Vocês não podem imaginar a quantidade de dúvidas que eu recebo de pessoas que chegam ao final do ensino médio sem ter a menor idéia do que cursar e que profissão seguir. Isso acontece principalmente porque há pouca estrutura e ferramentas disponíveis para ajudar a chegar a estas respostas. Me parece que respondemos a pergunta “O que você quer ser quando crescer?” aos 6 anos de idade e depois nunca mais tocamos neste assunto até a hora de escolher um curso no vestibular.

Para escolher uma profissão precisamos pensar: o que gostamos de fazer, o que naturalmente nos interessa? Para isso, precisamos ir além das matérias da escola. Sobre o que você lê? O que faz nas horas vagas?

Também precisamos pensar no que fazemos bem: quais atividades você faz com facilidade? Pelo que seus amigos e familiares te reconhecem? Quais são as atividades que você sabe que faz bem?

Além das perguntas acima, que têm a ver com autoconhecimento, é fundamental entender o lado de fora, o mercado de trabalho – quais profissões você admira? De que profissionais você conhece o trabalho e gostaria de fazer algo parecido?

Todas estas reflexões precisam ser feitas para fazer uma escolha adequada. Pesquisa, converse com profissionais e pense sobre você mesmo.

Para isso é preciso tempo. Se não sabe o que quer fazer, a pior coisa é iniciar um curso superior só para “não perder tempo” – isso é bobagem. Um ou dois anos não fazem a menor diferença na sua carreira a longo prazo. Já a frustração de começar algo e parar, isso sim tem um peso enorme.

Se você não souber o que fazer e puder, tire um tempo depois do fim do ensino médio para refletir e pesquisar e, por que não, usar este tempo para se preparar para o vestibular.

>> Máquina de Profissões: Faça o teste profissional do Guia do Estudante

*Maíra Habimorad é presidente da Cia de Talentos. Estudou Relações Internacionais e Economia na FAAP e é coach certificada pela Associação Brasileira de Coaching. Tem mais de 15 anos de experiência em recrutamento, seleção e gestão de programas de desenvolvimento de trainees, estagiários e gestores.

Esta coluna é uma parceria do Guia do Estudante com a Cia de Talentos, que, por meio da plataforma de carreira Biruta, oferece orientação vocacional a jovens. A presidente da companhia, Maíra Habimorad, passará a responder as dúvidas dos leitores do GE toda semana.

Compartilhe