Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Como escolher entre as áreas de Humanas e Saúde?

Gosto muito das áreas de Humanas e Saúde. Qual critério devo utilizar para escolher entre uma das duas? Já estou no fim do segundo ano, pensei ter decidido fazer Direito, mas me sinto atraída pela área da Saúde.

enviado por Tayrine

Sua questão apresenta traz poucos parâmetros para indicações mais diretas. Veja que ela poderia ser substituída por “qual a melhor escolha desde que não seja na área de exatas”? Na verdade parece indicar que você está começando seu processo de reflexão para a realização da escolha.

Nesse sentido comece por pesquisar as descrições apresentadas na seção “profissões e universidades” deste site. Mesmo parecendo descartar logo de início, dê uma olhada inclusive nos grupos “Ciências Exatas e Informática” e “Engenharias”. Os demais podem com certeza trazer boas opções para você. Descarte então aquelas que estão bem longe de seus interesses e avance no processo.

Reflita sobre sua história pessoal no sentido de que valores vocês traz consigo, que experiências foram positivas ou trouxeram desafios que você deseja superar, que contatos com profissões você já teve e como você os avalia. Procure identificar que objetivos e valores pessoais você gostaria que estivessem presentes em seu cotidiano profissional (como ajudar as outras pessoas, cuidar de seus interesses, envolver-se com educação, com questões ligados ao meio ambiente, com o aumento da produtividade econômica, etc) e faça relações com as profissões pesquisadas.

Busque então se informar sobre a história do trabalho em nossa sociedade: as variações da economia, os projetos políticos em jogo, o desenvolvimento de novas tecnologias, as formas de vínculo trabalhista que existem. Imagine os ambientes de trabalho, as rotinas, o tipo de relações com outras pessoas que as profissões estabelecem.

Escolher uma profissão é um processo complexo. Não há uma resposta simples e direta. É você que deve construir esta resposta depois de pensar sobre as questões acima expostas. Depois de refletir sobre você mesma, sobre a realidade do trabalho em nossa sociedade e sobre as profissões (o que exige muita pesquisa), haverá um momento em que você terá que tomar um “ato de coragem”, ou seja, que assumirá os riscos inevitáveis diante do futuro. Mas eles estarão acompanhados de um projeto de futuro, seu projeto.

Compartilhe