Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Como conciliar Moda e Direito?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 8 jun 2017, 19h18 - Publicado em 19 set 2016, 15h18

Tenho 17 anos e estou prestes a sair do ensino médio, mas com uma dúvida terrível. Gosto muito de moda, maquiagem e tudo que envolve beleza, sempre tento me manter atualizada pela internet e redes sociais. Mas também quero muito fazer Direito e não consigo arrumar um jeito. Onde consigo conciliar as duas coisas sem desistir de uma?
Enviado por Jéssica

Nem sempre conseguimos encontrar sínteses, união entre todos nossos interesses. Perder alguns elementos faz parte do processo de escolha.

Os cursos ligados a Moda dirigem-se para a capacitação em três áreas centrais: design de peças de vestuário (Design de Moda), pesquisas em produção têxtil (Têxtil e Moda) e gestão dos processos de produção e distribuição de roupas. A formação na área de Moda oferece duas modalidades: o bacharelado (que dura em geral 4 anos) e o tecnológico (por volta de 3 anos). O bacharelado oferece visão mais aprofundada em termos de formação teórica e de funções gerenciais ligadas à produção e comercialização de peças de vestuário e acessórios.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

O profissional do Direito tem como possibilidades de atuação a advocacia (nas áreas civil, comercial, do consumidor, criminal, tributária, trabalhista entre outras), em que aplica normas jurídicas para garantir direitos de pessoas, grupos ou empresas; e a carreira jurídica, em que trabalha em órgãos públicos da área da justiça como procurador, defensor público, membro do ministério público, juiz, desembargador, delegado de polícia.

Não há aproximação entre as duas formações. Eventualmente, durante a construção da carreira, um advogado pode trabalhar no departamento jurídico de uma indústria têxtil ou defender direitos autorais de uma grife ou estilista; mesmo assim estará atuando no âmbito do conhecimento das ciências jurídicas, sem envolvimento com o processo de criação e confecção das peças de vestuário.

O melhor a fazer é encarar que ao se decidir por uma das opções você se afastará da outra. Encarar as perdas é parte fundamental do processo de escolha de uma profissão. Continue suas pesquisas tendo isso em mente.

Publicidade
Como conciliar Moda e Direito?
Mundo do Trabalho
Como conciliar Moda e Direito?
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.