Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Bioquímica ou Biomedicina?

Estou no 3º ano do ensino médio e estava pensando em fazer Biomedicina, por ser da área da saúde e focar nas matérias que mais gosto dentro de química e biologia. Mas não há cursos muito bons perto da minha cidade, então comecei a pesquisar sobre Bioquímica, que tem na UFSJ, mas ainda estou em dúvida.

enviado por Isabela

O curso de Biomedicina (também denominado Ciências Biológicas – Modalidade Médica e Ciências Biomédicas) tem duração média de quatro anos e forma o profissional que estuda as doenças humanas, e as formas de diagnosticá-las e tratá-las. Durante a graduação estuda vários conteúdos ligados às ciências biológicas, bem como procedimentos utilizados na manipulação de substâncias orgânicas e cultura de micro organismos.

>> Qual a diferença entre Biomedicina e Medicina?

A Bioquímica é muito importante para as indústrias farmacêuticas, para a agricultura, para a pecuária, para a indústria de alimentos, para a indústria de cosméticos e outras. De modo geral, é o estudo dos processos químicos que ocorrem nos organismos vivos. Segundo a própria Federal de São João Del Rei, o conteúdo do curso é centrado em ciência, tecnologia e inovação, permitindo a integração de conceitos e aplicações em biociências nas áreas de saúde humana e animal, agronegócio, ciências ambientais e bioenergia.

>> Em quais áreas o bioquímico pode atuar?

A questão de ter que morar em outro lugar para fazer um curso é algo que deve ser refletido. Se, por um lado, sair de casa pode significar o desenvolvimento da autonomia e responsabilidade, por outro significa custos materiais e custos afetivos envolvidos neste deslocamento. Mas pense também nesta possibilidade.

De outro lado, identifique com a maior clareza possível as semelhanças e diferenças entre os cursos. Para isto busque conhecer mais ainda as duas possibilidades. Compare a grade horária e, se possível, converse com alunos e professores.

Compartilhe