Guia do Estudante

Feira do Guia do Estudante em Belo Horizonte - MG - Alterar para São Paulo - SP

Feira Guia do Estudante. Encontre a direção certa para a sua carreira Inscreva-se

Notícias

Cris Guerra fala sobre sua trajetória na Feira GE BH

Texto: Luiza Lages // Foto: Divulgação

"Eu sou uma consumidora compulsiva, hoje controlada. Felizmente, todas as roupas e coisas que eu comprei ao longo dos anos se tornaram um investimento a partir do momento em que comecei a escrever sobre moda. Você leva muitas das suas experiências pessoais para o trabalho". A fala é da publicitária e blogueira Cris Guerra, que contou sobre sua trajetória profissional para uma Arena lotada na Feira GE Belo Horizonte na manhã deste sábado (08).

A mineira graduada em Comunicação Social pela UFMG é mais conhecida pelo seu lado blogueiro. "A internet é um instrumento único. Ele democratiza e consegue tornar a história de pessoas comuns públicas, através da conversa", afirma Cris Guerra. Depois da morte do seu marido, enquanto estava grávida, a publicitária desenvolveu o blog Para Francisco, em que guarda memórias para seu filho. O site começou a ganhar fama e Cris passou a se interessar cada vez mais pela atividade. Foi então que criou o blog Hoje Vou Assim, em que posta seu look do dia.

"O meu blog é uma zebra. Eu dei muita sorte que ele começou a ficar famoso sem nenhum esforço de divulgação. Mas hoje eu já tenho essa preocupação", conta Cris. Deixando a publicidade de lado, agora ela se dedica quase exclusivamente ao blog de moda, pioneiro neste formato no Brasil. "Uma hora eu me vi muito cansada e tive a sorte de poder mudar de profissão. Mas essa possibilidade surgiu por causa da publicidade... Eu descobri a escritora em mim por esse exercício da publicidade", comenta.

Os desafios da Publicidade
Aos 13 anos de idade, Cris Guerra começou um diário e desde então não parou de escrever, o que a levou à comunicação. Hoje, ela acumula diversos prêmios na área, como o Prêmio Abril, o Festival Internacional de Publicidade do Rio e o Festival Internacional de Publicidade de Gramado. Durante 20 anos, trabalhou como redatora em diversas agências de Belo Horizonte. Com experiência de sobra, ela respondeu às perguntas dos estudantes sobre o que os aguarda ao optarem pela Publicidade como profissão.

"O esforço que a publicidade requer não é tão diferente quanto o esforço da medicina. Vender uma ideia é uma coisa muito difícil. Ela deve sobreviver na sua agência, depois em frente ao cliente e, finalmente, no mercado, para o consumidor", explica Cris Guerra. Para ela, a publicidade é um trabalho criativo de venda que requer muita preparação: manter um repertório cultural, ter bom conhecimento de português e redação, ser diplomático, saber se expressar e, ainda mais, argumentar. "Na área de comunicação é importante ter facilidade para se relacionar com as pessoas, é o que vai te abrir muitas portas. Mas a sua competência é que vai te manter em um emprego", afirma.

Com uma história de vida repleta de altos e baixos, a publicitária chamou a atenção para a importância de saber conciliar a vida profissional com a pessoal. "A carreira em publicidade é sacrificante, você vive em função da agência. Então muitas pessoas carregam seus problemas do trabalho para casa: uma demanda atrasada, uma campanha que não foi aprovada. E muitos deixam os problemas pessoais afetarem o trabalho", diz. Segundo Cris Guerra, o importante é saber usar as experiências e o que você aprende para se aprimorar. "Tudo o que você fizer na publicidade vai servir para alguma coisa depois, ela te abre um leque muito grande", conclui.

Voltar

EXPOSITORES

  • UNIFENAS
  • INATEL
  • PITÁGORAS
  • ESTÁCIO
  • UNIP
  • NEWTON PAIVA
  • PRAVALER
  • UNIBH
  • IFMG
  • UNIFEI
  • FUMEC
  • CEFET
  • UNA
  • SENAC

Últimas notícias BH: Primeira Feira GE BH chega ao fim com sucesso de público leia maisOdilon Esteves fala da carreira de ator na Feira GE BH leia maisCris Guerra fala sobre sua trajetória na Feira GE BH leia maisEstudantes avaliam o 1° dia da Feira GE Belo Horizonte leia maisMédico do Cruzeiro fala sobre a carreira de medicina leia mais