Guia do Estudante

Pergunte ao Professor

História - Nascimento do capitalismo

A respeito do capitalismo, sei que ele veio após o declínio do sistema feudal, substituindo todo um sistema, além de causar mudanças drásticas. Seguindo essa linha de pensamento, qual foi o impacto do capitalismo para aquela sociedade? E na economia? Houve movimentos por insatisfação por parte da população?

enviado por Rauani Tessaro

No estudo de História devemos ter cuidado com essa ideia de “mudanças drásticas”. O que observamos, no geral, são ideias, modelos, conceitos etc. que mudam, mas ao longo de um extenso período de duração. Os homens que viviam no período feudal notaram algumas mudanças que aconteceram, porém elas vieram de forma gradual, em certos casos, suavizando os impactos deste processo.

Quanto à transição do feudalismo para o capitalismo, essas mudanças foram benéficas, inclusive, para diversos setores sociais, afinal, observamos que com o desenvolvimento capitalista temos também a centralização do poder (formação das monarquias nacionais), da moeda, impostos, unidades de medidas e afins. Mas, como as ideias mudam ao longo do tempo, também observamos resquícios feudais durante a fase capitalista. Notamos que a riqueza ainda está essencialmente baseada nas extensas propriedades de terras da aristocracia, assim como, em algumas partes da Europa, camponeses ainda se submetem a impostos semelhantes àqueles cobrados no período feudal.

Respondido pela professora de História do Cursinho do XI, Kaili Takamori.

 

- Resumo de História: Capitalismo industrial

>> Envie sua pergunta!

Compartilhe