Guia do Estudante

Pergunte ao Professor

História - Ditadura Militar no Brasil

O que levou ao começo da Ditadura Militar em1964 no Brasil?

É difícil fixar apenas um fator para explicar por qual motivo teve início a ditadura militar no Brasil. Podemos, no entanto, falar de uma série de fatores. Entre estes, destaca-se a situação econômica do país: diversos governantes se sucederam no poder (Dutra, Getúlio, Juscelino) sem que o problema econômico fosse resolvido. E pior, ele foi apenas agravado ao longo do tempo.

O conturbado governo de Jânio Quadros também contribuiu para chegarmos ao golpe, pois a sua aproximação com o bloco comunista não eram muito bem vista internamente – em especial pelos setores mais conservadores: industriais, latifundiários, empresários, no geral etc. – nem mesmo externamente. Não podemos esquecer que os anos 1960 são o auge da Guerra Fria e os Estados Unidos não poderiam permitir mais uma nação comunista na América.

O governo do João Goulart – que assumiu após a renuncia de Jânio – foi apenas o estopim para tudo isso; sua tradição de antigo líder sindical, assim como a sua história como ministro do Trabalho de Vargas, contribuíram para lhe criar uma imagem de um “líder comunista”. As famosas Reformas de Base, tão polêmicas à época, foram apenas a faísca que faltava para começar o incêndio. O golpe militar ocorreu dias após o anuncio do presidente quanto as tais reformas.

Respondido pela professora de História do Cursinho do XI, Kaili Takamori.

Leia também:

- Resumo de História: Antecipações ao Golpe de 64 e a presidência de João Goulart

- Resumo: Ditadura Militar no Brasil (1964-1985)

- Golpe de 1964: três anos de conspiração

- Quiz - Ditadura militar

- Jogo da memória: Presidentes da Ditadura Militar

Compartilhe