Guia do Estudante

Pergunte ao Professor

História - Conjuração Baiana x Inconfidência Mineira

Quais as diferenças e semelhanças entre as conjurações baiana e a mineira?

enviado por Isabela Barboza


Tiradentes, conhecido como mártir da Inconfidência Mineira. ("Martírio de Tiradentes", óleo sobre tela de Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo. Wikimedia Commons).

Tanto a Conjuração Baiana (1798) quanto a Inconfidência Mineira (1789) foram movimentos de contestação que ocorreram no final do período colonial, em um contexto de crise. Por vezes, chamamos esses movimentos de contestação de “emancipacionista” e esta é a primeira grande semelhança, mas temos outras: ambos foram influenciados pelo Iluminismo, pela independência dos Estados Unidos e pelas ideias republicanas; além disso, há também a questão dos altos impostos – cada movimento, à sua maneira, sofria com este problema.

Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.

Notamos, desse modo, que há muitas aproximações entre esses movimentos e isso pode ser entendido devido às diversas imposições da coroa portuguesa sobre a colônia, os problemas administrativos e intensa exploração dos colonos.

*Respondido pela professora de História do Cursinho do XI, Kaili Takamori.

Veja também
- Simulado: Tiradentes
- Joaquim José, o Tiradentes

Compartilhe