Guia do Estudante

Pergunte ao Professor

Física - Indução magnética

Na figura, B é o vetor indução magnética. A balança fica em equilíbrio horizontal quando o triângulo condutor de lado a ligado a ela por um fio isolante não é percorrido por corrente. Faz-se passar pelos lados do triângulo uma corrente i em sentido anti-horário. Calcule a massa que deve ser colocada no prato para que a balança volte ao equilíbrio horizontal.

Na figura,  B é o vetor indução magnética. A balança fica em equilíbrio horizontal quando o triângulo condutor de lado a ligado a ela por um fio isolante não é percorrido por corrente. Faz-se passar pelos lados do triângulo uma corrente i em sentido anti-horário. Calcule a massa que deve ser colocada no prato para que a balança volte ao equilíbrio horizontal.

enviado por Lemes

Pela geometria do problema temos um triangulo equilátero! Assim, a força magnética aplicada sobre o fio faz com que a gangorra rotacione no sentido anti-horário. Como temos esta geometria a soma das forças é dada pela soma vetorial das forças magnéticas aplicadas aos fios, teremos:



Por causa da simetria das forças temos que a força magnética resultante será igual a duas vezes força magnética do fio que está na horizontal.

 

*Respondida pelo professor de Física do Cursinho do XI, Francisco Flavio Ribeiro Viana.

Compartilhe