Guia do Estudante

Pergunte ao Professor

Física - Calorimetria

Não consigo entender qual a diferença entre capacidade térmica e calor específico na calorimetria.

enviado por Júlia Yasmin

Olá Júlia, tudo bem? Veja bem, quando estudamos as transferências de Calor percebemos que uma das possíveis consequências é a variação de temperatura do corpo em estudo. Se considerarmos dois corpos com mesma massa, porém feitos de materiais diferentes, como cobre e borracha, percebemos que para a mesma quantidade de energia fornecida aos corpos ambos sofrerão variações de temperaturas diferentes, no exemplo citado, sabemos que o cobre terá a maior variação de temperatura, logo, é melhor condutor térmico. Pode-se compreender tal fenômeno pela equação:

Esta relação evidencia que a quantidade de Calor (Q) necessária para que uma porção de massa (m) sofra uma variação de temperatura (∆T). O termo (c) representa a grandeza que chamaremos de calor específico, ou seja, a característica da matéria, no caso o cobre ou a borracha. Devemos entender também que quanto menor este valor, maior será a variação de temperatura que o corpo sofrerá.

A grandeza que chamamos de capacidade térmica é uma característica do corpo, logo, pedaço de fio de cobre, ou uma moeda de cobre (corpos feitos de cobre) podem ter a mesma capacidade térmica que uma borracha escolar ou um elástico de cabelo. A capacidade térmica indica que corpos distintos podem possuir a mesma propriedade térmica no que diz respeito à variação de temperatura, conforme a relação abaixo:

Vejamos:

A capacidade térmica (C) é equivalente ao produto da massa do corpo (m) e do calor específico de que este corpo é feito (c), ou seja, uma moeda de cobre pode sofrer a mesma variação de temperatura que uma borracha escolar, mesmo os dois corpos possuindo diferentes massas, no entanto, possuem a mesma capacidade térmica!

*Respondido pelo professor de Física do Cursinho do XI, Francisco Flavio Ribeiro Viana.

Veja também:

>> Mande sua pergunta!

- Resumo de física: Calorimetria

- Resumo de Física: Transmissão de Calor

- SIMULADO: Física - Termometria e calorimetria

 

Compartilhe